sábado, 5 de fevereiro de 2011

3 meses, ja!!!!!!??????

Ainda gravida o medo me bateu! Sera que conseguiria amar essa nova nenem o quanto eu amo a Vi? Nao, nao era possivel! Nao existe no mundo maior amor do que o que eu sinto pela minha filha, impossivel repitir esse sentimento por qualquer outra pessoa!

Nao foi uma gravidez facil. Tive contracoes, peguei o verao e quase nem me aguentava. A Vi queria colo o tempo todo, e me pedia pra pegar os brinquedos no chao, ou sentar la com ela no quintal da casa da praia e brincar...coisas que eu nao conseguia mais.
E o nome? Que indecisao. Na nossa ultima saidinha pra jantar antes de voce nascer, aquela mesma que falamos que nao iriamos falar de filhos, decidimos seu nome! E que lindo nome! Agora sim, um nome! Logo logo vc ja ia nascer, e eu nao queria que nao tivesse um nome!

E a culpa...essa que persegue as maes! Com a V eu colocava musica classica na barriga, fazia mil massagens, yoga, e tudo mais que o livro sugeria que faria bem ao nenem. Nao tive tempo com voce meu amor. Estava correndo atras da V. Mas uma coisa voce teve especial! O amor de sua irma, que sempre abracava minha barriga e te dizia Te amo! Que beijava o barrigao da mamae e ficava aqui a sua espera, te chamando de baba. Sim porque a V ja tinha um nome pra voce desde o principio. Sua irma ja estava aqui, ansiosamente te esperando.

Com o due date cada vez mais perto, minha ansiedade comecou a crescer. Qual seria a nova dinamica da nossa familia? Sera que a vovo ia chegar a tempo?
A vovo chegou na quinta e na quinta mesmo fui ao medico que me disse que voce, apesar de grande provavelmente nao viria cedo. Ainda faltavam 11 dias. Mas na sexta voce nasceu, afinal a vovo ja estava aqui e voce sabia que agora era ok nascer.

O parto foi dolorido mas rapido. Eu e seu daddy ali, te esperando. Quase meia noite e voce nasceu, nao queria esperar mais nem um dia!



Que linda menina!!! Com os olhos abertos, olhando o mundao novo que te acolhia!!!
A emocao tomou conta de nos. Sim, tudo iria ficar bem!

Sua irma e sua vovo vieram nos buscar e voltamos pra casa. Voce pela primeira vez viu nossa casa, conheceu sua irma.

Esses tres primeiros meses foram cheios de emocoes.
As duas primeiras semanas foram de dificil adaptacao para V. Pois eh, quem diria, a mesma que te beija, te esmaga de amor, te cuida e te ama tanto agora. Essa que grita que vai te salvar todas as vezes que voce chora, e corre para colocar sua chupetinha. Mas nao era com voce, era comigo a frustracao dela, acho que ela estava so tentando entender o mesmo que nos, a nossa nova familia, como iria funcionar?

E suas dores. Noites sem dormir! Mas descobrimos que sua barriguinha nao tolerava o leite e logo resolvemos. E agora voce ficou assim, calminha e super sorridente.

O daddy ja estava todo apaixonado por voce. Alias, desde o momento em que te segurou no hospital.

E eu? Claro, sempre te amei. Desde a barriga ja te amava. Mas mesmo assim estava confusa, cansada, e assustada. Ver a V tentando se encaixar,  e eu tentando dar o maximo de atencao para ela. E ao mesmo tempo me sentindo culpada por nao poder te dar a atencao que eu dei pra ela quando ela nasceu. Simplesmente impossivel! Estava tao cansada e doente (pq ainda por cima voltei do hosppital com um tipo de bronquite), que nao consegui dar atencao para nenhuma das duas direito.
Mas nao ia desistir! Fomos descobrindo maneiras para que voce ganhasse seu lugar entre nos e para que a V aprendesse a dividir o espaco dela. O mais engracado eh que pra voces foi facil. Quando eu decidi, mais uma vez por dica da minha mae, a tratar tudo normal, voces simplesmente se ajeitaram. Tivemos varios mamas com voce no peito e a V sentada tambem no meu colo, as duas nos meus bracos chorando simultaneamente, e etc.

Mas agora nao seria uma familia sem voce! A V te adora, so quer saber de te ajudar e ensinar. Te chama de "minha borboletinha, minha bonitinha, minha gordinha". E voce olha pra ela e ri, esse seu sorriso que ilumina um mundo inteiro!

Como eu amo coloca-las pra dormir juntas, contar historias pra voces e rezar com as duas no meu colo!



 E voce, uma menina tao calma, sorridente e com tanto amor nos olhos.
Nao sabia que havia ainda um espacinho vazio no meu coracao, mas la estava, te esperando para ficar completo!
 Te amo R!

Para as Maes de Segunda Viagem:

A resposta pra pergunta no comeco do texto eh SIM! Conseguimos amar o mesmo tanto nossos filhos. Eh normal sentirmos culpa. Culpa de nao poder dar tanta a atencao nem pra um nem pro outro, culpa pelas coisas serem diferentes dessa vez, culpa por sentir culpa!
Mas tudo se encaixa. E na verdade o melhor presente que podemos dar para nossos filhos sao os irmaos.
No meio do caos, as coisas vao se encaixando e tudo passa a fazer sentido. Nao se cobrem, quando descobri que nao tinha mesmo como ficar comparando, como voltar a dar a majestade a Vi, a dar mama no silencio de um quarto com luz baixa, sem barulho, e outros detalhes. Quando aceitei que mesmo diferentes, elas, a situacao, e ate nos mesmos, a familia continuava familia, alias, mais forte agora, dai entao tudo fez sentido.
O segundo filho tem um lugar nao so em seu coracao, mas na sua familia. Um lugar especial e tao grande quanto do primeiro.
Curta sem culpa cada momento, que quando voce aceitar bem tudo isso, o primogenito vai aceitar tambem.
Minha mae dizia, se voces fazem um bicho de sete cabecas fica tudo confuso, mas se voces levarem numa boa tudo fica ok.
E depois, logo chega o terceiro mes, e como diz meu medico, tudo melhora (:
Boa sorte!

7 comentários:

  1. Fa , to aqui toda emocionada ! Que lindo amiga ! Aqui voce divide as duvidas , as culpas e as soluçøes que todas as måes tem e passam quando chega o baby #2 . Desejo a voce e sua linda familia toda felicidade do mundo e te agradeço por dividir tudo isso . Tenho muito orgulho de voce . Beijos a voces 4 . Van Greca

    ResponderExcluir
  2. Lindo post, Fa! Me emocionei!
    Eu tive as mesmas duvidas "sera que vou conseguir amar outro"? e me pegava comparando "com o Lu nao foi assim... com o Lu era diferente"... ate que caiu a ficha de que cada u eh cada um.
    Vc vai ver, cada dia vc vai descobriri afinidades incriveis com a Vi, e outras maravilhosas com a Rebecca. O amor eh o mesmo na intensidade, ams diferente nas razoes. Voce nao tem que amar as duas pelas mesmas razoes - digo, as coisas minimas, de gostos e comportamentos - mas sabera que eh um mesmo amor, de intensidade igual, nao tem como!
    Fico passada qdo vejo pais e maes assumindo que tem preferencias por determinados filhos... como conseguem? Eu jamais conseguiria, e nem quero!!
    Um beijo e parabens por estes tres belos meses da sua familia de 4!

    ResponderExcluir
  3. Fabi , LINDO!!! Me tocou profundamente, ja que também tenho as mesmas duvidas, e estou gravida também... vou aprender muito com você! bjs querida

    ResponderExcluir
  4. Nem fala. Eu também tinha essas mesmas dúvidas, apesar de todo mundo falar que eu conseguiria, sim, amar a segunda filha do mesmo jeito. E de fato é assim, né? Desde a primeira semana de vida eu me vi louca pela Rafaela e hoje me pego olhando pra ela com o mesmo olhar apaixonado que eu tinha pela Luísa. É como se fosse o segundo primeiro filho. E acho até que a gente curte mais o segundo, porque ficamos um pouco mais leves, não é não?
    Aliás, suas filhas são lindas. E a bebezinha é a sua cara, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Comecei meu dia sentada no sofa da minha casa, com o ipad no meu colo p ler as noticias do dia. Acabei por ler o seu blog e não as noticias....
    The best decision ever!
    Ameiii este post. Participei desta gravidez, desde a duvida de estar ou não gravida até o nascimento.
    Vc foi uma grávida e tanto... E não me canso de dizer: uma mãe e tanto!
    Parabens amiga! Um beijo bem grande em vcs 3!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabiana, descobri o seu blog lá no da Paula. Foi bom chegar aqui e ler este texto tão lindo. Me emocionei tanto! Eu só tenho o Tomas, por enquanto, mas me surpreendi com a maneira que você falou da experiência da segunda gravidez e da segunda filha, e com a sua capacidade de elaborar seus medos e frustrações com tanta ternura e sinceridade.
    Suas filhas são lindas. Acho que elas vão adorar ler isso quando crescerem.
    Um beijo e parabéns!
    PS. E, claro, adorei os conselhos da sua mãe : )

    ResponderExcluir