terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Desilusao do mama

Sei que essa batalha eh antiga e provavelmente muitas lutaram nela. Algumas ganham e outras perdem, e eu estou quase levantando a bandeira branca e me entregando!
Mas nao, nao sem lutar antes!
Aqui vai a historia da minha guerrilha:

Antes da Victoria nascer (quase 3 anos atras), eu jurava que ia so dar leite do peito, que nao ia dar mamadeira jamais, ia amamentar por pelo menos 1 ano! Mas como muitas outras coisas que descobri depois que tive filhos, meus planos nao importam, a vida eh como e eh e ponto.

Quando a Victoria nasceu, la no hospital ainda a enfermeira veio me ensinar a dar mama, mas a Vi nem esperou e abriu um bocao e pegou perfeitamente no peito. O leite jorrava e eu me senti uma super mae! Quao natural foi tudo, nao sei porque as pessoas reclamam, pensei eu precipitadamente!

Com um mes a Victoria chorava de fome o tempo todo, e eu me negava a dar a formula, nao queria acreditar que eu, logo eu que queria tanto, nao tinha leite o suficiente! Mas era verdade!
Um dia minha mae, que passou os 3 primeiros meses aqui, pegou uma mamadeira com formula e disse, "ou voce da ou dou eu!" e foi assim que entre lagrimas, que escorriam na cabecinha da Vi, eu dei a primeira mamadeira.
Chorei porque descobri que eu nao tinha controle, que eu nao poderia desenhar a vida dela toda perfeita, so com leite materno, sem nada de fora, nada que nao fosse perfeito. Ela parou de chorar imediatamente! Minha mae entao virou e falou, "...Olha, se voce nao tivesse dinheiro pra comprar formula pra sua filha e ela estivesse passando fome, dai sim voce poderia chorar." E foi assim que eu comecei a complementar as mamadas e aceitei que era assim e pronto!

Eu dava o peito e depois dava a mamadeira, porque assim ela nao ia acostumar com a mamadeira e deixar o peito. Olha, doi, pelo menos pra mim doia muito!!! fiquei toda machucada, mas nao desisti! e assim foi, entre peito e mamadeira ate 5 meses. Acho que foi bom pra todo mundo assim, pq tambem nao teria conseguido mais do que isso mesmo que tivesse leite.

Dai veio a Rebecca (3 meses), e desta vez eu ja sabia o que esperar. Logo no comeco eu nao tinha muito leite e tambem com um mes comecei a complementar. Desta vez sem dramas, sem lagrimas. Mas os meus seios (mais bonitinho chamar assim, ne) doiam muito!!! Aiai, ficaram todo machucado, mas mais uma vez eu nao desiti.
Fui em uma "lactation consultant", fiz acupuntura (nao eh pra mim, ficar la cheia de agulhas, parada, sem fazer nada, afe....), tentei tomar cerveja preta (argh!), mudei minha alimentacao (ela eh alergica a proteina do leite), e ainda estou aqui, tentando, me apegando as poucas gotinhas de leite que ainda me sobram!
Sei que logo ela nao vai mais querer, vai querer so a mamadeira, vai aposentar meus seios. Talvez essa seja a ultima vez que eles servirao para esse proposito, nao sei.
Mas nao me sinto derrotada, e nem mais desiludida! Eu tentei, e por quanto pude eu dei mama. Entao me sinto vencedora!

Acredito que seja importante dar leite materno para a saude da crianca, mas sei que a crianca que nao o toma nao vai ficar doente, nem nada assim. Na minha opiniao as maes deveriam se esforcar para dar o leite materno (no peito ou mamadeira), mas sei que pra muitas, principalmente pra quem trabalha eh muito mais dificil.
Mas tambem aprendi que o "bonding", o amor entre mae e filhos nao tem a ver com o dar mama no peito ou na mamadeira, tem a ver com o olho no olho, a presenca, a voz, o cheiro da mae. Claro que a gente ja ama os filhos mesmo antes deles nascerem, mas mesmo amando o bonding vem aos poucos.
No comeco eh dificil, a gente esta cansada e todos querem que as maes estejam radiantes, sorrindo, leves! Poxa vida! A gente passa pelo parto, pela luta da amamentacao, fica sem dormir, cheia de leitinho podre no cabelo e nao ganha nem um sorrisinho, nada! Nao eh facil! Mas esse comeco passa, e dai vem os sorrisos, vem o olhar, se completa o amor!



Boa sorte para as maes que ainda vao comecar essa jornada, e digo aqui que vale a pena, cada segundo, cada dorzinha, cada olheira. Vale muito a pena! Quando aquele primeiro sorriso aparecer voce vai esquecer de todo o resto!

18 comentários:

  1. Fabi, eu era comò voce, so que a Babi ja saiu do hospital tomando formula, de tanto que ela berrava de fome... pensei que eu ia jorrar leite, como a minha mae. Mas aos 3 meses de gravidez descobrimos que ela estava com cancer, e ela faleceu quando eu estava com 36 semanas. Nao a corpo que aguente. Dei peito e formula para a BAbi ate 6 semanas, o maximo que eu consegui. Estou gravida novamente, e minha filha tambem se chamara Rebecca, e espero que as coisas sejam melhores com ela, mas vou ficar sem estresse. Fazer o que esta dentro do meu limite.... beijos querida, e parabéns! Esqueci de falar que vi o video do Linha Amarela e adorei!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. adoro o jeito que vc escreve, Fabi... ter filhos nao eh uma ciencia exata. Cada mae eh a unica que pode palpitar sobre suas proprias decisoes.
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  3. Paty,

    Meus sentimentos pela passagem da sua mae.
    Olha, o fato de vc ter conseguido dar mama 6 semanas com tudo isso, alem de ja valer pra saude dela, demonstra sua forca e seu amor, e isso eh o mais importante. Acredito que os filhos sentem nossos sacrificios e isso os torna mais seguros, alem de ensina-los a se sacrificarem pelo proximo tambem.

    Rebecca eh mesmo um nome lindo (:
    Nao estressa nao, nao vale a pena e elas sentem. Faz dentro do seu limite, creia, ja eh mais do que muita gente faz e com certeza com peito ou sem o amor cresce igual! Isso eu tenho aprendido cada vez mais. Pra mim o dar mama eh mais por causa de anticorpos, pq o bonding, como eu disse, ta no dia dia.

    Ah, que bom que gostou do video.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eh isso ai Fá.
    O bonito da maternidade é perceber que todas as coisas que téinhamos pré-estabelecidas podem não valer de nada na prática.
    Vivendo e aprendendo e quanto mais flexíveis formos, mais feliz seremos.

    bjs
    (ótimo post)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fabiana, conheci seu blog pelo blog da Paula Homor. Engraçado porque seu texto sobre amamentação tem tudo a ver com o que escrevi ontem também sobre isso. Sobre como as coisas não acontecem como a gente espera, como as frustrações ocorrem e que o mais importante é fazermos o que está ao nosso alcance - nem tudo está.
    Parabéns pela sua história e pelas duas filhas (também tenho duas meninas, uma de 3 anos e meio e uma de 5 meses e meio).
    Beijos,
    Roberta
    www.meuprojetinhodevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa Fabi, tinha feito ontem um post bem parecido, falei sobre o desmame!
    confesso que amo amamentar ainda!
    mas cada caso é um caso particular!
    eu amamentei minha bb até 6 meses e ainda doei leite para o banco de leite da minha cidade, mas no início, tipo os 7 dias qd ela nasceu, tive que dar NAM, pois ela era muito grandona e faminta, e o leite do seio ainda era o colostro, e não sustentava ela, eu tbm n queria, mas vendo ela chorar, tive que aderir!
    mas qd ela fez 1 mês parei com o NAM e dei só peito, até 6m.
    Ha adorei seu blog!

    vou seguir, rs.
    segue o meuuuuuu
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Fabi, li seu post no NY WK e vim dar uma espiadinha no seu blog. Olha, eu achava que pra ser 100% mãe tinha que dar mamá, ficar a noite inteira acordando, carregar filho pra todos os lados, nunca contratar babá e etc. Hoje, com 2 filhos percebo que não é nada disso, o amor não se resume a nos matarmos de trabalhar, e sim ao carinho, aconchego e segurança que damos aos nossos filhos.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Fabi,
    Tive os mesmos problemas q vc para amamentar e so durou por 1 mes e meio, sempre completando com formula e ainda tive mastitis, o q foi a gota d'gua.
    Mas nao me senti culpada por nao ter leite, me senti pressionada pela situacao, e as horas das mamadas foram se tornando uma tortura fisica, pela dor e cracked nipples, e mental pela pressao de ter q amamamentar. E ainda o choro da minha filha, q depois descobri q era de fome, isso doeu.
    Me arrependo de ter forcado os meus limites e nao ter aproveitado esses momentos q nao voltam mais. Hj vejo que deveria ter dado mais formula para minha filha e ter brigado com o mundo e ter escutado minha intuicao. Nao me conformo por ter deixado minha filha passar fome, e sim preferia ter sido chamada de mae q nao tentou, mas ter aproveito esses momentos.
    Aprendi a licao, escuto a mim e fim de papo. Instinto de mae quase nunca esta errado.
    bj

    ResponderExcluir
  9. Fabi, conheci seu blog através do NYwithkids que acompanho regularmente. Gostaria de ser solidária a você, pois também não amamentei meu filho, por motivo diferente, quer dizer, contrário ao seu. Eu tinha muuuuuito leite, mas meu filho não quis saber do meu peito, foram uns 15 dias de tentativa, tirei leite com máquina, até que ele tomava na mamadeira,mas o peito de jeito nenhum. Até que depois de um m~es meu peito secou. Sabe, não fiquei frustrada. eu tudo na vida acredito que acontece porque tem que acontecer, por algum motivo, são sinais, sei lá. Enfim, entendi que ele não queria mamar e aceitei. o que eu queria era vê-lo se alimentando. E quando eu vi ele tomando a primeira mamadeira de fórmula, na verdade ele devorou e não deixou uma gota, chorei muuuito, pois ele estava passando fome pela minha insistência de fazê-lo pegar o peito. Não se sinta decepcionada, acontece! Se permitir, vou acompanhá-la a partir de agora. Adorei seu jeito de escrever, senti uma sintonia.
    Estou morando em New jersey há 6 meses, também criei um blog para contar minhas experiências aqui:
    http://parauchosinnewjersey.blogspot.com/
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Meninas, obrigada pelos comments. Eh muito bom saber que nao estamos sozinhas. Que de uma maneira ou de outra, estamos todas nessa louca jornada que eh ser mae (:

    Vivian, concordo com vc. Eu era igualzinha, mas agora tenho baba e complemento com formula. Preciso de ajuda, nao tem jeito. O que importa eh o amor que damos a eles. Sabe, esse negocio de baba alias merece um post. Eu li um no NY WK bem legal sobre isso. Uma coisa eh ter ajuda, ne. Outra eh ter a baba criando nossos filhos. Mas uma ajudinha nao faz mal a ninguem..hehe

    Carol, realmente deixar filho passar fome nao da! Eu aprendi isso da maneira mais dificil, vendo minha filha chorar e por pura temosia ou ignorancia demorei pra tomar uma atitude e dar a mamadeira. Na segunda qndo vi que nao tinha o suficiente ja dei a formula imediatamente. O tentar eh bom, mas so dentro dos nossos limites, pq senao ao invez de fazer o bonding, o esforco acaba por nos separar mais do nene, num momento ja tao fragil, ne.

    ResponderExcluir
  11. Bacana o post. Eu já dei formula tb, e confesso q fiquei com um pouco de culpa. Alias, no meu primeiro mês de "ser mãe" já tô vendo que tenho q aprender a me livrar das culpas infundadas. Deu formula? Não trocou a roupa que tinha 1ml de vômito? Não levantou pra trocar xixi 5 da manha? Deixou gritando enquanto tomava banho? Contratou ajuda? Sim, em apenas 31 dias, já fiz tudo isso... E quem quiser, me jogue na fogueira das "bad moms" haha

    ResponderExcluir
  12. Muito legal vc dividir sua experiencia, Fabi!
    Eu passei exatamente pela mesma experiencia que vc com o Andre e tenho que confessar que nunca amei amamentar por 6 meses, fiz porque sei que era o melhor para ele... Mas quando o Tomas nasceu e nunca pegou no peito (ele tinha o freio pequeno, levei em especialista, chamei lactant consult, tudo o que pode imaginar), foi uma super decepcao all over again. Mas, foi bem menos sofrido, como voce disse, fiz o que pude e tirava meu leite pra dar pra ele exclusivamente ateh 2 meses, mas aih eu nao consegui dar conta e parti pra formula.
    Principalmente depois que virei mãe, aprendi a nao julgar. Todas nos estamos no mesmo barco: fazendo o possivel para sermos as melhores maes que possamos, neh??
    Beijos nas suas 2 fofas!

    ResponderExcluir
  13. Oi Fabi,

    Muito legal voce dividir sua historia! Realmente amamentar eh uma jornada, e concordo plenamente....o importante eh a gente tentar dentro dos nossos limites.

    Com a Sofia nao tive sucesso tentei por 3 semanas mas ela estava perdendo peso. Quando voce fala da sua mae, lembrei da minha que dizia: " de logo formula para esta crianca...ela esta morrendo de fome!". E ai comecei a dar formula para ela e ela gannhou peso que foi uma beleza! Hoje esta ai super saudavel e feliz!

    Com o Enzo tive mais sorte. Meu leite nao entrou ate o terceiro dia de vida dele entao comecei a dar formula no hospital e colocava ele no meu peito para estimular. Porem, o "latch" dele nao era bom... entao para nao passar o que passei com a So, comecei a usar a bomba para estimular e estou ate hoje (2 meses) tirando leite com a bomba e complementando com a formula. Nao tenho muito leite, entao cada tirada demora uns 45 minutos mas enquanto estou de licenca estou tocando. Continue escrevendo, adoro seus posts! Beijos na Victoria e Rebecca. Bjs Renata

    ResponderExcluir
  14. Fabi,
    Amei esse post, mto lindo e bom pra aprender as coisas q virao pela frente!
    Amei e achei mto bacana vc escrever sobre isso, dividir a sua experiencia e sentimentos!
    Obrigada por dividir,...
    E aqui mais um da sua fa: PARABENS pela mae que eh!
    Beijao

    ResponderExcluir
  15. Oi Fabiana,

    Ha 4 anos atras quando a Luna nasceu, me senti como voce, vendo meu mundo perfeito (alias o dela) desmoronando quando nao consegui amamentar. Agora, com o Lorenzo, nao consegui de novo, mas nao pela falta do leite, e sim porque machucou demais, e nao conseguia dar mamá com o peito saindo sangue. Demorou mais de duas semanas pra ele fechar, pra entao chegar a mastite. Estou na bombinha, 3 x por dia e dou na mamadeira. Luna foi somente com formula e em 4 anos nunca teve nada, mal teve febre. O bom do segundo filho é isso, a gente fica com menos culpa, mais experiencia e amor em dobro!

    ResponderExcluir
  16. Fabi, que lindo post. Adorei o "meus planos não importam", pois aprendi isso tbem logo que decidi engravidar. Ou seja, bem antes dela nascer, já mandava em minha vida de uma maneira única. Aprendi que não conseguirei comandar tudo, pois ela é outro ser humano e que meu corpo tbem nào faz só o que quero. Qdo escutei que teria que dar formula, tbem chorei e não entendia o motivo, pq apesar de ter decidido amamentar, nunca fui convicta ou levantei a bandeira. Hoje tenho leite suficiente, mas tenho que dar o peito e as vezes tenho que complementar com a mamadeira, pois acho que a minha BBzinha não consegue mamar direito. Enfim, aqui vai um pequeno testemunho meu. Obrigada por compartilhar o seu momento, pois é muito importante saber que outras pessoas passam pela mesma situação. As vezes as pessoas só descrevem o seu mundinho cor de rosa e a gente fica achando que nós somos complicadas, mas na realidade nós é que somos "normais". Bjs

    ResponderExcluir
  17. Adorei o seu depoimento e comentei lá no Ny with kids minha experiência pessoal nesta área!
    O importante é tentar, e se não conseguir, aprender a lidar com a frustração como vc fez.
    Bjs
    Gi

    ResponderExcluir