terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A intencao da ajuda faz diferenca?

Tenho lido muitas coisas sobre o Rio e como as pessoas estao ajudando. Pra falar a verdade me deu orgulho de ver tantos brasileiros se unindo para ajudar ao proximo!
Empresas grandes doando, pessoas doando coisas, dinheiro, transporte, tempo e dedicacao. Cada um do seu jeito e com aquilo que pode.
Mas dai comecam os comentarios nos Facebooks da vida: qual a intencao daquele que esta ajudando? Quer se promover? Quer promover sua marca?
Enfim, esse tipo de doacao nao deveria existir? Vejo muitos condenando essa atitude pelos motivos obvios e entendo e respeito a opiniao dessas pessoas.

Pois bem, nao sei qual a sua opiniao, e alias adoraria saber entao deixe no comentario, mas aqui vai a minha!

Ja faz tempo trabalho como voluntaria em fundacoes que ajudam o Brasil. Estou agora trabalhando com uma maravilhosa, a Brazil Child Health, alias precisamos de toda ajuda entao aqui vai o site:
http://brazilchildhealth.org/
E uma coisa eu aprendi com tudo isso: nao importa a intencao de quem doa, para pessoa que precisa de um remedio, de um prato de arroz, de um leite para crianca, nao importa! Serio mesmo, pode aparecer o quanto quiser, pode se auto-promover, mas doe!

Quantos eventos eu fiz no qual empresas doam em troca de promocao da marca e vou dizer, o dinheiro doado ajudou muita gente e que bom que deu algum retorno para empresa tambem! Sou muito grata a cada uma delas! Voces nao sabem como eh dificil conseguir doacoes, principalmente quando nao eh para uma tragedia em massa! Ninguem quer doar, entao pelo menos assim ha uma troca e sai todo mundo ganhando! Eu visto a camisa de quem faz doacao e fico feliz de promover quem ajuda! Existem muitos jeitos de se promoverem e esse eh, sem duvidas, o melhor!

E as pessoas que doam e depois ficam se vangloriando? Afinal, dizem alguns, na biblia diz "...não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita".  Sim, eh verdade, mas isso eh uma coisa pessoal, cada um sabe de si e de suas intencoes. Ja dizia minha mae, aquele que pede aplausos na terra pela caridade que faz nao recebera no ceu, afinal ja recebeu por aqui mesmo, ne. Mas doar com certeza ja eh um bom comeco para a evolucao espiritual. E repito, para aquele que esta la na miseria, se voce for e perguntar para ele se ele prefere aceitar o pao para alimentar o filho de uma pessoa que quer se auto-promover ou nao ter nada para dar ao filho, porque como eu disse eh muito dificil conseguir doacoes, ele vai responder que sim se a necessidade for extrema. E eh! Tem muita gente miseravel mesmo precisando de nossa ajuda!


Tudo isso pra dizer, nao vamos julgar o motivo dos outros, pelo menos eles ajudam. Vamos simplesmente ajudar e pronto!

Se cada um fizer um poquinho, juntos faremos muito!

ps: isso nao eh uma critica aos que criticaram, pq entando sua indignacao e sei das boas intencoes. Mas eh um assunto que tenho visto muitos comentando e quis dar minha opiniao!

6 comentários:

  1. Excelente post e excelente ponto, Fabi. Eu confesso que me incomodo com algumas pessoas q so ajudam qdo ha a possibilidade de exposicao ou ate de humilhacao do necessitado (ja vivenciei casos bem proximos), mas vc tem razao qdo lembra que para quem realmente precisa, nao importa de onde veio o pao.

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  2. Fabi, concordo plenamente com vc! NEstas horas as pessoas falam demais... poderiam ficar caladas, e fazer um pouquinho também!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Fabi,
    Concordo com vc, nao me importa de onde veio, qual a intecao, se quer se promover, aparecer... I dont care, o que me importa eh que doem e ajudem.
    Nos sabemos que de grao em grao a galinha enche o papo e sabemos o quanto cada dolar faz a difereca!
    Vc faz a diferenca e eu tenho o MAIOR orgulho de trabalhar com vc e ter uma pessoa como vc no meu grupo de amizades!
    Nos vamos mudar MTA coisa ainda...Vc vai ver!
    Love u! Beijao

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabiana,
    Gostei muito do seu post. E não tenha nenhuma dúvida que o ato de doar faz mais bem para quem doa do que para quem recebe. Quem doa por sentimento de culpa se sente aliviado, quem doa para se promover aumenta sua auto-estima, quem doa por amor e sem querer nada em troca cresce espiritualmente. Agora o perigo é quem se promove dizendo estar participando e na verdade não esta ajudando em nada apenas se promovendo. Já vi muito disso.

    ResponderExcluir
  5. sempre que se move para fazer a diferença a intenção deve ser de mudar para melhor.Ajudar a quem precisa.
    eu quero saber qual parte da iniciativa privada se move neste sentido.
    essas empresas são aquelas que têm meu respeito.
    viver é um ato de amor ao próximo e não de simples obtenção de prazer. Daniel.

    ResponderExcluir